Parabéns pelo 34º aniversário do 2º Curso da CIFSEF
A PMFSEF assinala a comemoração do 34° aniversário do II curso da CIFSEF.
Da organização do evento, recebemos o texto que segue e fotografias que, reconhecidos pelo gesto e atenção, temos o prazer de publicar.
A memória colectiva do SEF também se preserva com estes gestos. Parabéns aos organizadores e participantes no evento.
“Alguns de nós pensam que aguentar as situações duras tornam-nos mais fortes. Mas às vezes é saindo delas que nos tornamos mais fortes.”
Hermann Hesse
No passado dia 21 de Outubro o II Curso da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras celebrou os seus 34 anos de idade.
Coube ao Algarve organizar este ano o evento que, apesar de planeado para ser um jantar, acabou por ser um almoço seguido de um jantar (1 hora de intervalo).
Calhou também ser em Castro Marim, Concelho que diz imenso a muitos da CIF que vivem aqui no Algarve, sobretudo por termos passado das “boas” nas várias reposições de controlo de fronteira, além de ter sido o SEF a inaugurar o funcionamento do CCPA de Castro Marim em 2004 (anteriormente chamado Posto Misto Luso-Espanhol de Vila Real de Santo António / Ayamonte).
Quis o calendário que o nosso evento se realizasse a 25 de Outubro, por ser mais confortável e livre de condicionalismos. E lá estivemos. Entre CIF e cônjuges conseguimos juntar 25 pessoas.
Será sempre impossível juntar um Curso inteiro, como é fácil entender e logo aqui, no extremo Leste do sul de Portugal.
Como sempre, foi um evento bastante animado, bem comido e moderadamente regado.
Foi daqueles momentos que não queríamos que acabasse e realmente puxamos até ao limite a nossa confraternização saudável e compensamos todos muito bem as centenas de quilómetros que muitos colegas fizeram para ali estar.
Quis a ironia do “destino” que o II Curso da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras fosse extinto 32 anos e 8 dias depois de nos juntarmos na INDEP para o nosso primeiro dia juntos….no século passado.
Éramos “dispendiosos”, disseram. Por isso fomos agraciados com “uma oportunidade de mudar de vida e encarar novas oportunidades profissionais”. Por outras palavras, a decisão de extinção disfarçada de benfeitoria.
Um abraço a todas e todos e especialmente a todas e todos da Associação PMF SEF.
Em 2026 os nossos 35 anos serão celebrados na Invicta Cidade do Porto.
Fernando Vítor de Sousa Júnior



