Abraçamos este projecto como abraçámos, desde o primeiro minuto, a nossa missão no SEF, com entusiasmo, empenho, denodo e espírito empreendedor.
Com este projecto, pretendemos garantir a recolha, conservação e tratamento de material informativo e documental para memória futura do SEF, desde a sua criação até ao processo que conduziu à sua extinção.
É ainda nossa ambição que a Associação PMF-SEF possa constituir-se no futuro como um interlocutor válido e relevante na área das migrações, visando contribuir para o estudo de questões de interesse atual, como as fronteiras, a análise e gestão dos fluxos migratórios e o reconhecimento de situações de proteção internacional.
Podem encontrar mais detalhes sobre Quem somos e ao que vimos na mensagem destacada neste sítio, construído (em permanente evolução) pela comunidade SEF (aqui).
Assim como podem conhecer melhor o que vivemos, no extraordinário testemunho que poderão ler na integra em “Testemunhos”, do nosso “primeiro” associado, J. A. Mendes Lopes, a quem devemos, não apenas um contributo decisivo para o lançamento deste projecto, mas também para as bases do que veio a ser o “novo SEF” e o ambiente profissional em que nos formámos (aqui). E, citando-o, “Se há quem proclame “Não te deixarei morrer David Crockett”, nós empenhar-nos-emos em não deixar morrer a memória da Comunidade SEF.”
Em representação dos Orgãos Sociais da APMFSEF, Luísa Maia Gonçalves – Presidente da Mesa
da AG, e Jorge Portas – Presidente da Direção