A desorganização e fragmentação da informação estatística sobre migrações
NOTA PMFSEF
Não obstante o significativo investimento nas novas estruturas que substituíram o SEF, o governo português não sabe ao certo qual é a evolução da população residente em Portugal até final de 2024 e chegamos ao ponto de ter uma audição no parlamento para procurar apurar essa informação. A desorganização e fragmentação da informação estatística sobre migrações gerada pelo desmembramento do SEF parece ser mais um dos riscos sem fim à vista.
Com a extinção do SEF, deixou de se produzir o chamado Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo (RIFA), apresentado em junho de cada ano, documento estatístico que, pese embora as dificuldades decorrentes da falta de investimento técnico e humano no SEF nos seus últimos tempos, sempre representou o compromisso de rigor e transparência na disponibilização de dados que interessavam a todos os parceiros, nacionais e internacionais, investigadores, empresas, estudantes e a todos aqueles com funções ou interesse no domínio das múltiplas atribuições do SEF.
Para memória futura, podem consultar-se os RIFA produzidos pelo SEF através do link seguinte – SEFSTAT – Portal de Estatística(ainda disponível).
Associação Para Memória Futura PMFSEF | 15 setembro 2025