A APMSEF tomou a iniciativa aberta a todos os inspetores da ex CIF/SEF propondo a interposição de uma ação judicial para defesa das legítimas expectativas de carreira e compensação pelos danos causados pelo longo e penoso processo de extinção do SEF, acompanhado duma narrativa vexatória da dignidade profissional e humana dos inspetores da CIF /SEF, à qual manifestaram intenção de aderir 461 elementos.
Esta adesão, manifestada com toda a celeridade e em espírito de união e integridade, em nada contende com a realidade atual como elementos da Polícia Judiciária.
A acção pretende zelar pelas consequências previstas na Lei por extinção dum Serviço, feita de forma inconsequente e lesiva da sociedade e da realidade migrante em Portugal, e que não podem ser descuradas, em defesa dos direitos e do bom nome de todos os que serviram o SEF e cujo percurso e missão deve ser respeitado.
A accão será patrocinada por escritório de advogados com grande reputação na área do Direito Administrativo.
Assim, convictos de que existem fundamentos bastantes para avançar com tal ação avançamos com a interposição de ação coletiva para defesa de interesses individuais porque fomos e somos com verdade e honra .